Facebook Ads ou Push Ads?

0

Atualmente comprar tráfego é mais fácil que nunca. Existem milhares de formas e preços para o fazer. No entanto um dos maiores fornecedores de tráfego pago é (ainda) o Facebook Ads. Comecei a promover anúncios no facebook por volta de 2011-12. Na altura as coisas eram muito diferentes. Lembro-me de que 5-10 euros o alcance já era incrível, não importava o quão bem a campanha era optimizada. Gastar dinheiro no facebook era em regral geral receber o mesmo dinheiro x3/x4.

Temos um ebook com mais de 100 páginas grátis para si! Conteúdo que vale ouro. Peça o seu:

Olhando para trás só me arrependo de não ter “aproveitado” mais. Na altura também não tinha ainda possibilidade de escalar as campanhas como gostaria. No entanto recordo-me de ter sempre algum “receio” de até que ponto compensava escalar. Lógicamente que devia ter escalado ao máximo mas a falta de experiência e dificuldades em gerir o dinheiro na altura fez com que não tivesse feito mais dinheiro.

Estes tempos já não existem no facebook. Foram anos de ouro que tiveram um fim, se a memória não me falha, fins de 2014, inícios de 2015. Quem trabalha há alguns anos certamente se lembra bem disso. Não foi só o tráfego pago que mudou, mas também o tráfego orgânico. Para muito isto pode parecer um conto de fadas, mas o facebook já teve cerca de 70% de alcance orgânico (DE FORMA CONSTANTE). Atualmente? Ter 10% já é considerado um bom resultado. Estámos a falar de uma plataforma totalmente diferente.

A mudança como disse acontece fins de 2014 quando o facebook mudou o algoritmo maior da plataforma. Anúncios passaram a custar mais do dobro e o alcance orgânico foi caindo gradualmente até valores como 2-3% por vezes. Os motivos? Bem só o facebook sabe a resposta verdadeira. No entanto a teoria, que eu subscrevo, é o que o facebook “acordou” e percebeu o quão “free” a plataforma deles era. Fez sentido, era rídiculo a quantidade de tráfego que por vezes se conseguia. Isto fez com que muitos começassem “abusar” do sistema e lógico que tudo o que é bom se acaba.

Hoje em dia ainda é possível ter resultados excelentes, no entanto cada vez menos invisto na plataforma. Não tanto pelo preço dos anúncios (que é alto), mas sim pelas políticas do facebook. Infelizmente acabar com a sua conta banida ou restrita é o “prato do dia” na plataforma. Outro problema é a falta de consistência da plataforma na hora de aceitar anúncios ou recusar. Já tive anúncios IGUAIS que tinham moderações diferentes. O suporte do facebook é algo quase anedótico, respostas por vezes diversas para o mesmo problema, tudo muito róbotico e sem qualquer forma real de contatar com um HUMANO!!

A coisa boa no meio disto tudo foi que o facebook piorou tanto que fez com que procurasse alternativas diferentes de tráfego. Foi aí que descobri a PropellerAds e por consequência os anúncios push. Primeira impressão não foi boa, pois tinha a minha mentalidade um pouco formatada. Anúncios bons só podiam vir do facebook ou do google ads. Não podia estar mais errado. A meu ver a qualidade que o tráfego push (trabalhando com a empresa certa, propellerads) é tão bom ou superior como qualquer outra “source” para certos nichos. No entanto nem todas as ofertas convertem, já escrevi sobre isso AQUI

Lembrem-se do que escrevi no início? Que tive medo de “escalar” os meus ads no facebook “back in the day”. Pois bem na altura não soube aproveitar a grande oportunidade que o facebook me oferecia, este artigo é um alerta para si. A PropellerAds é neste momento uma oportunidade única que toca ao tráfego PUSH. Não se poderei dizer o mesmo dentro de 4-5 anos. Agora é a hora de “ride the wave” e aproveite o máximo possível.

Para vários países europeus e alguns asiáticos (muitos tier 1) ainda estou a conseguir tráfego que ronda os 0.005-0.01. Coisa que no facebook é impensável atualmente. Até onde isto vai durar? Não sei, acredito que os anúncios push vieram para ficar, claro que agora ainda são “o novo míudo no bairro”. Dúvido que os preços por anúncio sejam estes no futuro, como em 2012 o facebook não sabia “taxar” o seu serviço, acredito que em regra geral as networks de push estão a cobrar demasiado pouco, lógicamente irá ajustar.

O que ainda faz com que o Facebook seja um “player” no mercado digital? É simples. É a plataforma que mais permite dar “target” coisa que os anúncios Push não conseguem tão bem. No entanto como já escrevi, se o seu produto é demasiado “nicho” google ads/ facebook ads ainda vão ser superiores. No entanto se escolher um produto mais genérico, sem dúvida que os anúncios push na PropellerAds são o futuro.

 

 

 

Share. Twitter Facebook Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Deixe um comentário